O capitão da Inglaterra, Harry Kane, falou abertamente sobre sua tristeza após a derrota apertada da Inglaterra na final da Euro 2024 contra a Espanha. “É absolutamente devastador”, disse Kane em uma entrevista pós-jogo. “Os meninos deram absolutamente tudo, mas não era para ser. Estamos todos arrasados no vestiário.” Apesar da derrota esmagadora, Kane elogiou os esforços de seus companheiros de equipe, dizendo “Eu não poderia estar mais orgulhoso da luta e determinação que os rapazes mostraram durante o torneio. Chegamos tão perto de trazer o troféu para casa, mas ele simplesmente escapou por entre nossos dedos no final.” O atacante inglês reconheceu a dor de chegar tão perto apenas para ficar aquém, observando “Vai levar um tempo para todos nós superarmos isso. Estávamos tão perto de fazer história. Mas aprenderemos com essa experiência e voltaremos mais fortes da próxima vez.” Kane, que marcou o gol de abertura na final, expressou sua decepção por não poder levantar o troféu para os apaixonados fãs ingleses.
“Ver o apoio que tivemos no estádio e em todo o país torna tudo ainda mais difícil de aceitar. Queríamos ganhar por eles mais do que qualquer coisa.” Apesar da tristeza, Kane prometeu que o time usaria essa experiência para motivá-los a seguir em frente. “Este não é o fim para nós, é apenas o começo. Temos um time jovem e faminto e voltaremos a lutar por troféus em breve. Os fãs merecem, e faremos tudo o que pudermos para deixá-los orgulhosos da próxima vez.”
O caminho para a final e além: o desgosto e a resiliência da Inglaterra na Euro 2024
“De coração partido por não termos conseguido o que tanto trabalhamos”, escreveu Kane no site de mídia social X (antigo Twitter). “Foi um torneio longo e difícil e estou muito orgulhoso dos meninos e da equipe.” O capitão da Inglaterra reconheceu a decepção por não ter atingido a meta. “No final, não atingimos nossa meta e teremos que conviver com isso”, disse ele. “Mas, como sempre, vamos nos recompor, sacudir a poeira e estar prontos para lutar novamente com a camisa da Inglaterra.” Kane expressou sua gratidão pelo apoio inabalável dos fãs ingleses durante toda a campanha. “Obrigado a todos os fãs que acreditaram em nós e nos apoiaram até o fim!”, exclamou. Como lembrete, a partida final do Campeonato Europeu de 2024 ocorreu no dia anterior, em 14 de julho, entre as seleções da Espanha e da Inglaterra. O jogo foi realizado no estádio Olympiastadion em Berlim, com a Espanha saindo vitoriosa pelo placar de 2 a 1. Apesar da derrota de partir o coração, a mensagem de Kane atingiu um tom resiliente, sugerindo a determinação do time de se recuperar mais forte do que nunca. As palavras do capitão da Inglaterra encapsularam as emoções agridoces sentidas pelos jogadores e torcedores – uma mistura de orgulho em sua jornada e determinação para alcançar o sucesso futuro.
Antes da final, a Inglaterra havia percorrido um caminho desafiador pelo torneio, superando adversários difíceis e situações de alta pressão. Seu caminho até a final incluiu uma emocionante vitória por 3 a 2 sobre a Alemanha nas semifinais, uma partida que mostrou o espírito de luta e a habilidade do time. “A jornada até a final foi repleta de tantos momentos incríveis”, refletiu Kane. “Vencer a Alemanha naquela semifinal foi uma das noites de maior orgulho da minha carreira. A atmosfera no estádio era elétrica, e os rapazes deram absolutamente tudo para nos levar até a linha.” No entanto, a final provou ser um passo longe demais para o jovem time inglês. A Espanha, liderada pela figura talismânica de Sergio Busquets, que estava jogando em seu último torneio internacional, provou ser um adversário formidável. Apesar da Inglaterra ter assumido a liderança no início com um gol de Kane, os espanhóis reagiram com dois gols no segundo tempo para conquistar o troféu.
“Demos tudo de nós, mas, no final das contas, o melhor time venceu no dia”, admitiu Kane. “A Espanha é um time fantástico e mostrou sua qualidade quando mais importava. Temos que dar crédito a eles pela forma como reagiram e viraram o jogo.” Apesar da decepção, Kane estava convencido de que esse revés serviria apenas para motivar ainda mais o time. “Este não é o fim para nós, é apenas o começo”, disse ele. “Temos um time jovem e faminto que só vai melhorar com o tempo. Aprenderemos com essa experiência e voltaremos mais fortes do que nunca.” O capitão da Inglaterra elogiou os esforços de seus companheiros de equipe e da comissão técnica, que trabalharam incansavelmente para levar o time à final. “Os meninos e a equipe foram incríveis durante toda essa campanha”, disse ele. “Eles demonstraram muita dedicação, resiliência e disposição para lutar uns pelos outros. Estou muito orgulhoso do que conquistamos, mesmo que não tenhamos conseguido passar da linha.” Olhando para o futuro, Kane expressou sua crença de que este time da Inglaterra tem um futuro brilhante. “Temos muito talento e potencial neste time”, disse ele. “Com a orientação certa e desenvolvimento contínuo, não tenho dúvidas de que voltaremos a competir por grandes troféus nos próximos anos.”
O capitão da Inglaterra também reconheceu o vínculo especial entre o time e os torcedores. “Os fãs estiveram conosco em cada passo do caminho, e seu apoio foi absolutamente vital”, disse ele. “Mesmo que não tenhamos conseguido levar o troféu para casa, sei que eles estão tão orgulhosos de nós quanto nós deles. Estaremos de volta e faremos tudo o que pudermos para fazê-los sorrir novamente.” À medida que a poeira baixava na final da Euro 2024, as palavras de Kane ressoaram na nação, oferecendo um vislumbre da determinação da equipe em se recuperar desse revés. A jornada até a final pode ter terminado em desgosto, mas a mensagem do capitão da Inglaterra deixou claro que este é apenas o começo de uma nova era de sucesso para a seleção nacional.